Serviços Hospitalares

CENTRO CIRÚRGICO: Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia.

“O centro cirúrgico é um setor do hospital onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências cirúrgicas, por meio da ação de uma equipe integrada”. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.

Por ser um local restrito, o acesso ao público é limitado, ficando restrito a circulação dos profissionais que lá atuam. Para efeito de controle asséptico, o Centro Cirúrgico divide-se em áreas, quais sejam:

Área Irrestrita – os profissionais podem circular livremente por estas áreas com roupas próprias (secretaria, vestiário e corredor de entrada).

Área Semi-restrita – aquela que permite a circulação de pessoal e de modo a não intervir nas rotinas de controle e manutenção da assepsia da área restrita. (expurgo, sala de estar e sala de preparo de material).

Área Restrita – além da roupa própria do centro cirúrgico, devem ser usadas máscaras e gorros conforme normas da unidade e as técnicas assépticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infecção (salas de cirurgias, lavabos, sala de recuperação pós-anestésica, sala de depósito, e corredor interno).

O Centro cirúrgico do Hospital SOBRASA localiza-se no final do corredor da ala dos apartamentos. Sua estrutura física compreende: três salas cirúrgicas, um expurgo, uma salas que abrigam aparelhos e materiais, uma sala de recuperação pós – anestésica.

A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta pelo cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.

É importante saber que o período perioperatório compreende três fases distintas: pré-operatória, trans-operatória e pós-operatória.

PRONTO ATENDIMENTO ADULTO E INFANTIL: TEMOS PRONTO SOCORRO 24 HORAS, ADULTO. ATENDIMENTO: CONVENIOS E PARTICULAR;

A assistência em situações de emergência e urgência se caracterizam pela necessidade de um paciente ser atendido em um curtíssimo espaço de tempo.

A emergência é caracterizada como sendo a situação onde não pode haver uma demora no atendimento, implicando em risco de vida. O Atendimento deve ser imediato e realizado no Pronto Socorro.